Trans In Games – Metroid – Samus Aran

Arte por Jimbobox

Vocês não esperavam por essa né? Pois é, nem eu.

Esse post tá bem livre de spoiler porque… Bom, o fato dela ser trans não tem absolutamente nada a ver com os jogos em que ela aparece.

Samus Aran

Metroidprime3_1É uma caçadora de recompensas das profundezas do espaço que consegue facilmente combinar a tua bunda com a tua cara (pegaram a referência? É disso aqui, ó).

Quando o primeiro Metroid foi lançado em 1986, todos os manuais e revistinhas de jogos se referiam à Samus usando pronomes masculinos, afim de manter como surpresa o final revelando a verdadeira identidade de Samus: Uma mulher (Oh!). E o corpo dela, um troféu, mas isso é assunto pra outros blogs.

O fato é que no guia estratégico para o Super Metroid de 1994, Hirofumi Matsuoka, um dos criadores da Samus, “revelou um segredo” sobre a grande caçadora de recompensas. Esse segredo é que “ela não é uma mulher”, e sim “ニューハーフ”, ou, sei lá, “nova-metade”, que é um termo japonês usado para designar pessoas transgêneras que não passaram pela cirurgia de redesignação sexual.

Muita gente acredita que pode ser uma piada de mal gosto com o fato de que os manuais tratavam ela como homem antes dela aparecer como mulher, já que nos jogos que tem uma narrativa mais complexa, como Other M, mostram Samus como aparentemente sendo uma mulher cisgênera, portanto, não há provas de que ela é trans.

Pessoas dizem que o fato de que ela ser uma mulher muito alta é “prova” o suficiente de que ela é trans. Mas existem mulheres cis que são altas.

Seja como for, sério, gente, porque deveriam haver provas? Ela não pode simplesmente ser uma moça trans que teve sua identidade de gênero reconhecida já bastante jovem? Isso acontece no mundo real, gente. Perguntem pra Jazz Jennings!

Pessoas cis não precisam provar sua cisgeneridade, pessoas hétero não precisam provar sua heterossexualidade. Porque deveria a Samus provar que é Trans? O criador dela dizer isso (mesmo que de uma maneira potencialmente ofensiva) não é o suficiente?

Vamos comemorar isso, e não procurar falhas nisso. Samus é uma mulher forte, e um símbolo feminista nerd (a pesar da porcaria do Other M tentar dizer o contrário). Porque negar a ela o símbolo da luta trans também sendo que os seus próprios criadores afirmam sua transgeneridade?

Eu digo: Viva a Samus trans!

EDIT: PS: Seu Hirofumi Matsuoka. Mulheres trans ainda são mulheres, tá? Valeu.

Anúncios

Um comentário sobre “Trans In Games – Metroid – Samus Aran

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s