Lughlogia – Jogos de Mesa e Paganismo

Eu não costumo falar de religião aqui no blog. Não é o tipo de coisa que fica se divulgando a torto e a direito, por mais que eu fale algo sobre os sabbaths da Roda do Ano na página do facebook.

Mas hoje é diferente. Hoje é Lammas. Hoje é Lughnasadh. Hoje é o dia da primeira colheita da Roda do Ano Céltica no hemisfério sul, em que a gente monta bonequinhas de palha e joga joguinhos.

Eu já fiz o ritual de Lammas no dia 31 do mês passado, mas a data “oficial” é dia 4 de Fevereiro, e algo que eu não apontei no post do facebook sobre o assunto, é que este é o sabbath dos jogos! E esse é um blog sobre jogos! Parece um casamento perfeito 8D

Lugh

Lugh como Ele aparece na série de jogos Shin Megami Tensei.

Lugh é um Deus celta, um dos muitos adorados “Tauthá de Danan”, uma raça de seres divinos da mitologia irlandesa. Ele se juntou aos Tauthá de Danan quando provou todas as suas incríveis habilidades de artesão, ferreiro, guerreiro, harpista, herói, poeta, historiador e feiticeiro. E a corte dos Tauthá não teve escolhe se não acolher herói tão versátil em seu panteão.

Lugh era um Deus festeiro e esportista, que gostava de ver pessoas competindo em batalhas de força, precisão e intelecto. E durante o feriado da colheita que levou seu nome, Lughnasadh, Lugh criou uma festividade de jogos e esportes para que todas as pessoas da irlanda pudessem se divertir e homenagear os seus Deuses com festa e competição.

Mas okay, o fato de que esportes são tradições pagãs já é velho. Os Jogos Olímpicos, por exemplo, foram criados na Grécia Antiga, sob as graças de Zeus e Atena; Até hoje tribos norte-americanas jogam stickball pra terinar seus guerreiros; E maias jogavam Pitz pra honrar os seus Deuses e… Sacrificavam os vencedores dos campeonatos =S

Mas e jogos de mesa? Como eram jogados nos tempos antigos? Eles tinham alguma relação com deuses pagãos do mesmo jeito que esses esportes?

Bem… Sim!

Muitas vezes nós temos essa noção errônea de que Xadrez foi o jogo mais antigo do mundo, mas na verdade, xadrez provavelmente só foi inventado lá pelo século 6, e só foi trazido para a Europa para tomar a forma que nós conhecemos hoje no século 9, durante a alta idade média. Existem jogos beeem mais antigos que xadrez.

O jogo de mesa mais antigo do mundo provavelmente é Damas, tendo várias versões antigas dele sendo encontradas em sítios arqueológicos de toda Eurafrásia, sendo o tabuleiro mais antigo datado de 3000 A.C. Mas até hoje não foi encontrada qualquer versão desse jogo que seja relacionada a alguma mitologia, então vamos voltar a falar de Lugh e mitologia celta por hora.

Segundo as lendas, Ele foi o inventor do jogo mais popular da Irlanda Antiga: Fidchell!

Pera… Um Deus game designer?

SIM!

Eu também pirei muito quando descobri isso!

overhead

Tabuleiro de Tafl

Enfim, Fidchell era um jogo competitivo 1×1 jogado num tabuleiro de 6×6 quadrados, em que as peças de ume des jogadores cerca as peças de outre. Le jogadore que está em cerco tem que levar a sua peça principal intacta para fora do tabuleiro, enquanto le outre jogadore tem que capturar essa peça principal.

Alguns tabuleiros circulares de Fidchell também foram encontrados, e são os que são usados nos jogos modernos de Fidchell.

As regras originais desse jogo foram perdidas com o tempo, mas é teorizado que esse jogo tenha relação com outro jogo antigo originado no norte da Europa: Tafl.

A ideia do jogo é a mesma, mas Tafl pode ser jogado em tabuleiros de 7×7 até tabuleiros de 19×19, e quem está montando o cerco tem 2x mais peças sob seu comando do que quem está tentando fugir, a pesar das regras favorecerem o time com menos peças. Você pode ler as regras e baixar uma versão de computador de Tafl aqui, ou aprender mais sobre as diferentes versões desse jogo aqui.

Seja como for, não se sabe muito sobre Fidchell, e as regras as origens de Tafl são debatidas até hoje por arqueólogues e historiadores. O que se sabe é que esses são os jogos de tabuleiro mais antigos encontrados no norte da europa, mas houveram outros jogos ainda mais antigos nesse continente.

O Jogo da Velha foi criado na Grécia  e na Roma antigas, assim como alguns jogos de tabuleiro que perduram até hoje: Trilha, Jogos de Urso e de Coelho (muito similares a Tafl), e Latrúnculo.

Mas o jogo greco-romano mais antigo de todos e que mais tem relações com divindades é: Bugalha. Mais conhecido no Brasil como Cinco-Marias ou Pipoquinha.

cinco-marias-1

Menina Jogando Cinco-Marias

Desde a sua antiga versão greco-romana, esse jogo já foi jogado de várias maneiras, que basicamente consiste em jogar as pedrinhas, ossinhos, feijoizinhos, ou seja o que for, no ar, e pegar-lhes de alguma maneira.

Quase todas as culturas do mundo usavam alguma forma de jogar pedrinhas no ar e pegar elas, ou ver elas cair, como uma forma de adivinhação divina, inclusive na Grécia e na Roma antigas. Celtas e Vikins possuíam as runas, Voduns jogavam ossos de animais, Egípcios usavam palitinhos e Búzios são usados até hoje por descendentes Iorubás. Mas foi na Grécia Antiga que o significado de jogar pedrinhas no ar se tornou um pouco mais inocente.

Mesmo assim, segundo Platão (sim aquele filosofo do ensino fundamental), foi Thoth quem inventou o jogo.

Thoth era um Deus egípcio normalmente ligado à tecnologia. Ele criou os hieróglifos e as palavras, e é dito que sem Ele os outros Deuses jamais existiriam. Ele controla movimento dos astros e, segundo a cultura greco-romana, é também o patrono da matemática e das ciências.

E aparentemente é outro Deus game designer! :D

lil_thoth_by_silverfox_5213-d33zqu5

lil Thoth por selverfox5213

Falando em Egito, existe outro jogo egípcio, que foi associado a Thoth, Ra, Isis, Osiris, quase todo o panteão egípcio: Senet.

Neste jogo você deve rolar “dados” (na época eram palitinhos q você jogava no ar) para determinar quantas casas você pode mover suas pecinhas. Se a sua pecinha cair na pecinha inimiga, elas trocam de lugar. Se duas pecinhas suas estiverem adjacentes elas estão protegidas e não podem trocar de lugar com uma pecinha inimiga. Os últimos quadro quadrados do tabuleiro tem propriedades especiais que ainda de debate quais elas seriam, e o objetivo do jogo é tirar todas as suas pecinhas do tabuleiro antes do oponente.

senet1

Tabuleiro de Senet

Esse jogo é até hoje usado como exemplo de mecânicas como metáfora, pois Senet é uma corrida para a pós-vida.

Esse jogo era jogado em várias situações religiosas no Antigo Egito com sacerdotes, rainhas e faraós como uma forma de ver quem tinha o maior favor dos Deuses.

É teorizado que Senet seja uma versão egípcia de um jogo mesopotâmico com ideias parecidas chamado O Jogo Real de Ur, que também se mantia quase exclusivamente dentro das cortes mesopotâmicas.

Eu joguei reconstruções modernas tanto de Senet quanto d’O Jogo Real de Ur, e o de Ur é beeeem mais difícil.

royal_game_of_ur

Jogo Real de Ur

Outro jogo antigo que normalmente é usado como exemplo de mecânicas como metáfora é Gyan Chaupar, geralmente chamado no Brasil de Escadas e Cobras ou Serpentes e Escadas.

4

Tabuleiro de Gyan Chaupar

O tabuleiro original consiste de uma grade de 50×50 quadrados que são atravessados em zig-zag com algumas escadas e serpentes nele. Quando sua peça para na cabeça de uma serpente, ela desce até a cauda dela. Quando a sua peça para na base de uma escada, ela sobe até o topo dela. Ganha quem chegar no 100º quadrado primeiro.

O nome original do jogo significa Jogo da Sabedoria, e ele é repleto de ideais hindus como karma e moksha nele.

Cada quadrado representa um passo no caminho para a sabedoria. As escadas representam virtudes, te levando mais longe no tabuleiro, e as serpentes representam vícios, atrasando seu progresso.

Cada versão desse jogo que surgiu nos séculos seguintes teve suas próprias noções de bem e mau implementadas nele. Versões da Europa medieval falavam de pecado e penitência e eu joguei uma versão moderna dos Estados unidos em que na casa 97 havia uma cabeça de cobra com “Drogas” escrito nela, que me levou de volta para a casa 25 que dizia “morte”. Foi frustrante pra caralho, mas serve pra mostrar o que cada cultura na qual esse jogo é implementado considera como bom ou ruim.

Ludo-2

Tabuleiro de Ludo. A semelhança com uma suástica não é coincidência.

Outro jogo indiano com significados espirituais é o Pachisi, com um tabuleiro baseado na suástica, que representa uma jornada ao redor do mundo ou da vida, seguida da Ascensão. Esse jogo é conhecido hoje em dia no mundo todo como Ludo.

Vários outros jogos se originaram na Índia, como Bagha-Chall, Chaturaji e o próprio Xadrez! E muitos jogos chineses como Go, Dominó e Liubo vieram para o ocidente através da Índia! Infelizmente eu não encontrei nenhuma deidade hindu relacionada aos jogos (nem chinesa).

Na verdade, com a ascensão do budismo, esses jogos caíram um pouco de popularidade, pois monges budistas eram proibidos de jogar jogos de tabuleiro.

Mas algo muito curioso que eu encontrei na minha pesquisa relacionando jogos antigos e religiões pagãs foi um outro jogo de cruz e círculo muito parecido com Ludo que se originou independente de influências asiáticas e europeias na América Central!

xz-patolli

Pessoas jogando Patolli

Patolli, um jogo cujo de Cruz-E-Círculo  criado por astecas que consiste em roubar peças específicas de sues oponentes. Este jogo servia como um ritual especial para o Deus Macuilxochitl (não me perguntem como se pronuncia isso), onde rolagens ruins exigiam que jogadores colocassem um item no centro do tabuleiro como um presente para o Deus. Quem vencesse o jogo levava esses presentes consigo.

Acho que Macuilxochitl é uma deidade interessante de se explicar também, porque Ele não é apenas o Deus dos jogos, mas também das artes, da dança, da música, das flores, da beleza, e, por increça que parível, dos homens gays e dos prostitutos.

Xochipilli_1

Macuilxochitl

Agora, tudo isso está ótimo e maravilhoso e interessantíssimo. Mas e jogos de carta? Eles ÓBVIAMENTE tem alguma coisa a ver com misticismo ocidental, não?

Ming_Dynasty_playing_card,_c._1400

Antiga carta de jogar da Dinastia Ming.

Sim. Mas a relação não é tão próxima quanto a gente se leva a pensar. Jogos de carta na verdade foram inventados na china durante o século nove, e provavelmente foram baseadas em cartas ritualísticas taoístas! E essas cartas deram origem a vários outros jogos como dominó.

Conquistadores mongóis levaram essas cartas chinesas para a Persia, que foram adaptadas para esta realidade. Persas então levaram as cartas par a Índia que então levou-nas para o Egito, que na época (século 13) já estava sob domínio muçulmano. Só então no século 14 que as cartas foram trazidas para a Europa na forma como nós conhecemos e amamos: 4 naipes com 13 ou 14 cartas cada e 22 cartas especiais.

Pessoas que estudavam misticismo na Europa e mantinham viva a crença nos antigos Deuses pré-cristãos viam que essas cartas de jogar tinham potencial adivinhatório, e ressignificaram as cartas para os seus próprios fins.

No final ests praticantes do misticismo europeu ficaram com o baralho de 14 cartas por naipe e 22 cartas especiais que passou a ser chamado Tarô, enquanto o baralho de jogo comum perdeu essas 22 cartas e a 14ª carta de todos os naipes.

Esse é o único jogo clássico que eu encontrei que tem mais a ver com neo-paganismo do que com paganismo pré-cristão!

dragon_age_inquisition_tarot

Tarô temático de Dragon Age Inquisition

Nessa pesquisa eu achei muitos outros jogos antigos, mas esses foram os únicos que eu consegui associar com religiões pré-cristãs. Entretanto, agora no final eu gostaria de fazer uma menção honrosa à Mancala, que é um antigo jogo Axum (um reino antigo da África Setentrional onde fica a atual Etiópia) sobre colecionar pedras preciosas! Vou botar um link pra vocês poderem jogá-lo numa versão em flash aqui. Eu me diverti bastante jogando ele.

É muito interessante conhecer esses jogos antigos, e pra quem é game designer, vale muito a pena ver as regras desse jogos e como eles atiçavam as imaginações desses povos antigos!

Muito obrigada por lerem toda essa minha nerdice, e bons jogos pra vocês!

Feliz Lughnasadh!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s