King of Tokyo, Takenoko, Dixit & Funbox Café

Mais um dia na vida da Felicia em relação a conhecer novos jogos de mesa os quais ela provavelmente já tinha visto o nome e se apaixonado, mas nunca realmente jogado.

Nesse último domingo, dia 19 eu fui até a loja de boardgames mais recente de Curitiba, a Funbox Boardgame & Café, para jogar uns boardgames com meus amigos.

Eu vou dar uns pensamentos rápidos sobre o que eu pensei dos jogos e do café novo.

kot

King of Tokyo

Todos os jogos que eu joguei domingo são extremamente simples, e o primeiro deles foi King of Tokyo.

King of Tokyo é um jogo muito divertido feito para ser jogado entre 4, 5 ou 6 pessoas. Nele, você e seus amigos são monstros procurando se tornar o monstro mais famoso de tóquio, seja conseguindo 20 pontos de fama, ou seja aniquilando os outros monstros.

Dependendo da quantidade de jogadores, 1 ou 2 monstros podem aterrorizar tóquio, e os demais monstros devem te tirar-lhes de tóquio para que eles mesmos possam aterrorizá-la.

E o jogo é interessante por não se tratar de um simples “king of the hill”. Estar em tóquio tem suas desvantagens, que no final das contas são a principal mecânica de equilíbrio do jogo.

Os monstros em si não são muito criativos. Alguns deles eu cheguei a achar objetivamente feios. MAs conforme o jogo progride você vai tomando seu papel de destruidor de metrópoles humanas, como king kong, godzilla, mothra e basicamente todos os inimigos dos power rangers foram antes de você.

As cartas de power up são bem criativas, e muito mais atraentes que os monstros principais.

Cada partida dura uma média de 30 minutos, e esse tempo vai passar correndo diante da destruição que vocês e seus amigos vão jogar uns sobre os outros. E quase sempre esse jogo pede por uma revanche.

takenoko

Takenoko

Em takenoko, você e seus amigos estão projetando um jardim para o Imperador do Japão, mas tem um pandinha andando pelo jardim que não pára de comer os seus bambus!

O objetivo do jogo é completar as cartas objetivo e usar o panda para atrasar os objetivos dos seus amiguinhos. Takenoko vive uma área cinza entre jogos competitivos e cooperativos. Um inocente posicionamento de terreno pode acabar ajudando outro jogador a completar os seus objetivos mais rápido do que você. Mas por algum motivo, você não tem compensação nenhuma se isso acabar acontecendo, e ainda tem a mecânica do panda que existe exclusivamente pra foder os outros.

No mais, é um jogo bonito. Meio complicado de entender as regras, pela forma como elas foram escritas, mas não menos bonito ou divertido. Entretanto, se essa é a sua primeira vez jogando, a partida pode acabar indo bem além de 40 minutos, se alguém, por algum motivo, esquecer de pontuar seus objetivos.

dixit

Dixit

Esse é o jogo mais legal que eu joguei aquela tarde. É um jogo de cartas onde você ter conhecimento das cartas não vai te ajudar em nada.

Funciona assim: Cada jogador tem 7 cartas, e um jogador começa com o papel de narrador. O narrador escolhe uma carta da sua mão, e bota ela na mesa, virada para baixo, falando alguma coisa relacionada à carta. Pode ser uma palavra, uma frase, o nome de um livro, uma música, qualquer coisa. Então os outros jogadores devem escolher cartas da sua mão que tenham a ver com o que o narrador falou e colocarem elas escondidas sobre a mesa. As cartas sobre a mesa são embaralhadas e reveladas. Todomundo exceto o narrador deve tentar adivinhar qual é a carta que o narrador jogou.

O sistema de pontuação é difícil de entender na primeira partida, mas na segunda vai que vai. O lado ruim da sua simplicidade mecânica é que se alguém passou os primeiros turnos em último lugar, vai ser quase impossível essa pessoa alcançar quem estiver na liderança.

No mais, as cartas são lindas e muito criativas. E qualquer coisa vale. Eu, por exemplo, vi a imagem de uma vela no meu turno como narradora e falei “Deus segundo Tomás de Aquino”.

Ainda mais lindas são as cartas das expansões. A minha favorita até agora é a Dixit Origins, que tem uma arte em específica que eu achei tão maravilhosa que queria muito achar uma versão em alta resolução dela pra colocar como wallpaper do meu celular.

Dixit é 9/10 e acho que é um dos melhores jogos que já joguei na minha vida.

14591617_721487094669385_2985373426994039468_n

Funbox

Lembram que eu comentei com vocês sobre a Fora da Caixa no post sobre Akham Horror? Bom, recentemente a locadora mudou de lugar (de novo), e agora se uniu com Funbox pra criar um café exclusivo para boardgames, sem aquela putaria de torneios de Magic: The Gathering pra atrapalhar que quer brincar de ilha proibida ou pandemic.

Isso que eu mais gostei na funbox. É um espaço exclusivo. E por mais que a galera possa aparecer lá pra jogar qualquer coisa, inclusive Magic, essa não é a atividade principal da casa.

Outro plus em comparação com os outros lugares pelos quais a Fora da Caixa passou, é que o lugar é grande, arejado e tem bastante iluminação natural.

Mas a melhoria que me deixou mais contente? Aquele preço que a gente tinha que pagar pra poder jogar os jogos do acervo dentro da loja finalmente se foi. O café também é caro pra caralho, mas eu prefiro pagar 8 reais pelo milk shake do lugar do que 10 reais só pelo direito de entrar.

Depois de uma visita a funbox virou imediatamente meu lugar favorito pra jogar jogos de mesa. E sem querer desmerecer a Manticore e a Vila Celta, é um saco ter que ficar olhando a tabela de eventos pra saber se eu vai ter mesa ou se vai estar tudo ocupado por causa de Magic. É bom ter um lugar exclusivo pro meu público.

E agora Curitiba tem três locadoras de jogos de mesa. Competição é sempre boa. E espero que o sucesso desse mercado aqui na cidade se espalhe pra outras cidades também.


O que vocês acham desses três jogos? e da Funbox? Vamos discutir, galerinha.

E se vocês quiserem saber mais opiniões sobre jogos de mesa, saber ainda mais sobre a cena de jogos de mesa em Curitiba além de outras coisas, considerem dar uma forcinha no Patreon!

patreon

Amo vocês! ;*

Comente!

