Resenha: Above and Below

Você sabe o que é um Eurogame? Aparentemente ninguém sabe. E a Rocky Raccoon me deu a oportunidade de estudar um jogo que parece só aumentar a confusão.

Essa resenha usa conceitos discutidos em Reinos Lúdicos.

Above & Below é um jogo de quase 2 anos de idade que por algum motivo só começou a aparecer agora nas lojas brasileiras.

Nele, você tomará controle de um vilarejo próximo a um complexo de cavernas gigantesco, os quais seus aldeões podem explorar para conseguir riquezas e trazer de volta à vila.

Falando assim, ele tem cara de ser bem parecido com outros euros tipo Catan ou Puerto Rico, e realmente ele é muito parecido! Neste jogo você irá colecionar recursos, acumular riquezas, construir prédios e cuidar de cidadãos.

Mas ele é um euro com um tempero amais. Ele é um euro com interpretação de papéis.

Explorar a caverna não é a única coisa que você pode fazer no jogo, mas é a parte principal dele. E sempre que você entra na caverna, você deverá puxar uma carta e jogar um dado para que outra jogadora pegue o livro de encontros e leia para você em voz alta o que aconteceu na caverna, e te dá opções de como proceder no seu caminho.

Para este jogo, isso é tanto uma vantagem quanto uma fraqueza.

A vantagem é óbvia. O livro de encontros oferece VÁRIOS cenários diferentes nos quais você pode se encontrar. E são todos muito divertidos e criativos – envolvendo um povo peixe que provavelmente tornar-se-á a primeira piada do seu grupo de amigos relacionada ao jogo.

O reino emocional* é algo que poucos eurogames tentam abordar, e este vai com tudo que pode sem descaracterizar o gênero (se é que o gênero tem uma identidade pra ser descaracterizada).

A falha desse sistema é que ele envolve capacidade de ler inglês. Se ninguém no seu grupo sabe inglês, sinto muito, não vai dar pra jogar. Se só uma pessoa sabe inglês, ou ela não joga, ou ninguém joga. E se tem uma pessoa na mesa que não fala inglês ou não fala inglês direito, fica bem irritante, bem rápido, pras pessoas que sabem terem que fazer tradução simultânea enquanto leem as entradas.

Em compensação o manual de instruções é compacto, bem escrito e muito fácil de entender.

Outros jogos de mesa tentam apelar para os reinos emocionais* usando o manual para contar histórias ou fazer piadas. Este vai direto ao ponto e fala só das regras, deixando o resto do jogo criar suas próprias dinâmicas emocionais* naturalmente.

Além disso, esse jogo é lindo. As ilustrações só ajudam as jogadoras a ficar ainda mais próximas das suas vilas, mas eu não sei o que dizer sobre o material o qual as peças são feitas.

Tirando os marcadores de vila e os dados, todas as peças são feitas de papelão e descartadas de uma cartela. O que me faz imaginar que a idade desse jogo vai ficar bem aparente, bem rápido.

Eu esqueci de tirar foto enquanto jogava, então roubei essa do Board Game Geek =P

Eu amei cada segundo que passei com esse jogo. E a sua única falha de verdade é que parece que o Brasil tá atrasado pra festa. Above and Below já tem uma continuação, chamada Near and Far, que tá fazendo festa na Europa e nos States, mas por algum motivo só agora eu e mais um monte de gente estamos ouvindo falar nessa jóia.

Esse jogo vale totalmente a pena locações e quem sabe até compras. E eu creio que vou passar a usar esse jogo como base acadêmica de todas as boas práticas que um boardgame moderno deveria ter.

* = Reino EmocionalDinâmicas Emocionais se referem a uma parte da teoria de Reinos Lúdicos, e diz respeito a dinâmicas de jogo que apelam para interações com as emoções das jogadoras, em vez das suas capacidades físicas ou capacidade de resolver problemas lógicos. Leia mais sobre aqui.

Esse post foi financiado pela Rocky Raccoon, mas não significa que eu não preciso mais da ajuda de vocês. E qualquer centavo é mais que bem vindo pra garantir que esses posts continuem acontecendo!

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s